Criação da Pastoral do Povo da Rua, em Teresina .

Foi fundada no dia 24/ 09/2011.
Seu fundador foi Pe. João Paulo de Carvalho e Silva. Que segundo seu relato fez um curso em Lisboa em 2007 e teve a experiência de ser voluntario na associação “comunidade vida e paz” pessoas distribuindo aos alimentos e roupas as pessoas em situação de Rua daquela cidade.

Ao retornar ao Brasil , chegando em Teresina , capital do Piauí, passou uma semana com os irmãos da “Toca de Assis”, fazendo com eles pastoral de rua e em seguida sentiu no seu coração o desejo de desenvolver esse trabalho ,vivenciado em Lisboa. Na época o citado padre era vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, situada na Avenida Zequinha Freire, na Vila Bandeirante . Daí em diante juntamente com um grupo de seus paroquianos , começaram a distribuir alimentos aos irmãos de Rua, nas segundas feira, . Após 06 meses a distribuição passou a ser nas sextas feira. A distribuição eram feita nas praças de Teresina.
Em novembro de 2013, aconteceu a primeira reunião com o Arcebispo desta capital D. Jacinto, que nesta reunião ficou consagrada definitivamente a Pastoral do Povo de Rua de Teresina , com o propósito de melhor servir a essa população esquecida pelo poder público.

No dia 07/04/2014, o nosso Arcebispo D. Jacinto emprestou como comodato a casa de apoio para a referida Pastoral. Fica situada na Rua Anízio de Abreu, 702 Centro, nesta capital . A intenção da Pastoral não era apenas dar comida e sim , uma melhor qualidade de vida ao povo em situação de Rua , como : Tirar documentos , fazer exames médicos, interna los nas comunidades Terapêuticas para o tratamento da dependência química e por último retorna -los as sua cidades ou estados de origem , aqueles que assim desejassem .

Pensando em dar uma melhor assistência a essa população citada , a Pastoral teve a iniciativa de construir com ajuda de voluntários, um galpão na referida casa que com apoio do nosso Arcebispo e tantos benfeitores o sonho foi concretizado . Dia 15/ 06/ 17 o galpão foi inaugurado com uma linda missa em ação de Graças, celebrada por D. Jacinto , que após a bênção final , foi servido um almoço, onde o mesmo almoçou com os irmãos em situação de Rua .

Associação Beneficente São Paulo Apostolo- ABESPA, é uma organização social, sem fins lucrativos, caráter beneficente e da Assistência Social, fundada em 29 de novembro de 2008.

Tem como um dos seus principais objetivos possibilitar às pessoas em situação de rua, espaços de integração, formação e qualificação para a reinserção social, desenvolvendo com os/as acolhidos/as ações que promovam o autoconhecimento e a autorreflexão, permitindo o resgate de valores pessoais e a responsabilidade por seus comportamentos e atitudes, através do acolhimento solidário.

Eixos de atuação:

Alimentação, Saúde, Assistência Social, Geração de Renda, Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Desenvolvimento Espiritual.

Principais Atividades:

Fornecimento de refeições; acolhimento, Atendimento socioassistencial: Assistente Social, psicólogo e advogado; atendimento a saúde: medico e tec. Enfermagem; encaminhamento para comunidade terapêutica; terapia integrativa; abordagem de rua; auxilio na emissão de documentos; oficinas educativas e convivência; cursos para formação profissional; atuação no regresso para cidade de origem; Realização de ação social com: (corte de cabelo, cuidado com as unhas, dentes, banho, roupas limpas, almoço, conversas (escuta); Atuação e comemorações de data festivas (Carnaval, Semana Santa, Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia Nacional e Municipal da pessoa em situação de Rua, Natal e outras) e celebração de missão.